Muitos colecionadores e admiradores de arte em colecionáveis tem algumas dúvidas referente a tamanhos. Hoje vamos tentar explicar um pouco e sanar todas as dúvidas que possam existir quando se fala em tamanho de colecionáveis ( figuras de ação, estátuas, bonecas, carrinhos e outros ).

Hoje existem várias empresas que fabricam diversos tamanhos de colecionáveis, desde o pequenino até o tamanho real de algum personagem. Para entender melhor, a primeira coisa que temos que saber é como medir este tamanho.

No Brasil a escala métrica é cm (centímetros), já nos EUA, Canadá e Reino Unido a escala métrica é In (Polegadas em inglês). Quando você vê alguém falando que “tal” colecionável tem 12 Polegadas ou na escala de 12″, quer dizer que convertendo para centímetros ele tem 30,48cm. Mas como fazemos esta conversão?

Desde 1959, a polegada foi definida e aceita internacionalmente como sendo equivalente a 25,4mm (milímetros) e 1cm é equivalente a 0,39370 polegadas, mas não queremos dar uma aula de matemática para você, então não vamos mostrar os cálculos para chegar no valor, caso queira sabe como fazer essas conversões CLIQUE AQUI.

Agora que você já entendeu o que é Polegada e centímetro, temos mais um termo de tamanho importante que é a Escala.

Exemplo:

escala-colecionavel

 

Escala 1/6:  o  1 (um) seria o tamanho real em que se baseia o colecionável e o

6 (seis) é o o número em que se dividiu o tamanho real do colecionável.

Entende-se  que o colecionável é 6x menor que o tamanho original em que o colecionável se baseou para ser feito (ator, atriz, super herói, moto, carro e etc…)

Pronto, vamos agora à tabela de marcas de colecionáveis e os tipos de escalas e tamanhos mais encontrados em colecionáveis:

Escalas

Imagem Nerdstark www.nerdastark.com.br

Muitos colecionáveis são baseados na pose de um determinado personagem. Dependendo da pose, o colecionável pode ter um tamanho diferente ao da sua escala, mas isso não quer dizer que ele não seja da escala informado.

Exemplo:

escalas2

Bom, acho que deu para ter uma ideia de como você pode saber o tamanho dos seus colecionáveis e não ficar mais com cara de quem não entendeu quando alguém falar algum tipo de tamanho entre colecionadores ou em alguma descrição de produto.

Artigo cedido por Nerdão Place