Conheça um pouco mais das guerreiras Sailor Moon e Sailor Chibi Moon

 

Dia 30 de junho marca a data de nascimento de uma das maiores heroínas dos quadrinhos japoneses: Usagi Tsukino, mais conhecida como Sailor Moon! E, 22 anos depois, Usagi daria à luz a princesinha da série, sua filha dos cabelos cor-de-rosa, Chibiusa — ou também, Sailor Chibi Moon. Nesta data especial, conheça um pouco mais das guerreiras lunares do amor e da justiça!

sailor-moon-20anos (1)

 

USAGI/SAILOR MOON

Nascida em uma família comum e amorosa de Tóquio, Usagi Tsukino começa suas aventuras como guerreira mágica aos 14 anos, quando encontra pela primeira vez com a gata Luna nas primeiras páginas do mangá de Naoko Takeuchi, em 1992. A partir daí, a estudante normal se tornou protagonista de uma das maiores franquias da cultura pop do Japão. Levando isso em conta, em 2016, a guerreira da Lua estaria completando seu 38º aniversário e, de acordo com a linha do tempo de sua história, já não seria mais a menininha que os fãs conheceram.

 

Usagi começa sua jornada como uma jovem desastrada, chorona e preguiçosa, mas de coração bom e puro. Loira e de olhos azuis, Usagi não parece nem um pouco com uma menina japonesa comum — e nem é! O fã de Sailor Moon sabe que a menina é a reencarnação da Princesa Serenity, herdeira de um reino há muito tempo extinto que existia na Lua, o Milênio de Prata. Ela e suas amigas renascem na Terra com a missão de selar para sempre o mal que, uma vez, destruiu a civilização lunar.

Asailor3

Filha de uma deusa e rainha da Lua em sua vida passada, Usagi se torna Sailor Moon e passa a ser a detentora de uma pedra mística e sagrada, o Lendário Cristal de Prata. Conectada à sua alma, a jóia permite que a princessa guerreira use seus poderes mágicos para curar e purificar, bem como expurgar todo tipo de energia maligna. Seu poder, bem como a inábalavel fé em tudo o que é bom, faz de Usagi a Guerreira Sailor mais poderosa e conhecida de toda Via Láctea.

 

Além disso, se o universo criado por Takeuchi fosse real, todos nós viveríamos sob seu comando. Isso porque, aos 22 anos, Usagi se casaria com seu amado e se tornaria Rainha da Terra. Seu romance que ultrapassa as barreiras da vida com o namorado, Mamoru Chiba, foi baseado na antiga lenda grega da deusa Selene e do pastor Endimião. No mundo de Takeuchi, Usagi e Mamoru sobem ao trono e se tornam Neo Rainha Serenity e Rei Endymion, protetores e governantes da Terra e fundadores do reino utópico de Tóquio de Cristal.

Asailor2

Em suas duas décadas de existência, Usagi ganhou vida na voz de Kotono Mitsuishi. A dubladora e atriz deu voz para a personagem no anime clássico de Sailor Moon, na década de 1990, e voltou para reviver a personagem em 2014, com a estreia de Sailor Moon Crystal — a nova versão animada da série, atualmente em andamento.

 

Na vida real, a atriz e idol Miyuu Sawai viveu Usagi na televisão japonesa, em Pretty Guardian Sailor Moon, a versão live-action da série. Além dela, as atrizes Anza Ooyama, Fumina Hara, Miyuki Kanbe e Marina Kuroki, deram vida a Usagi nos palcos, nos populares espetáculos musicais que foram apresentados entre 1993 e 2005. Sailor Moon voltou aos palcos em 2013 na figura de Satomi Okubo, e mais uma vez retornará como Hotaru Nomoto em outubro de 2016.

 

No Brasil, Usagi ganhou o nome de Serena Tsukino. Ela foi vivida, em primeiro lugar, por Marli Bortoletto, eternizada nos corações dos fãs brasileiros quando a primeira temporada do anime foi exibida na Rede Manchete em 1996. Mais tarde, Serena ganhou a voz de Daniela Piquet, que viveu a protagonista pelo resto das temporadas do anime, exibidas no Cartoon Network e na Rede Record entre 2000 e 2002.  ‎

 

CHIBIUSA/SAILOR CHIBI MOON

 

Quando o casal mais poderoso da série ascendeu ao trono, no século XX (presumidamente no ano de 2000, considerando a cronologia da série), a antiga Sailor Moon e, então, Neo Rainha Serenity deu a luz a criança que seria a primeira princesa da Terra. Usagi “Small Lady” Serenity, a criança dos cabelos cor-de-rosa, foi batizada com o mesmo nome da mãe.

 

A “pequena estranha” fez sua primeira aparição no último capítulo do primeiro arco do mangá, já anunciando que uma nova fase chegaria em Sailor Moon. A garotinha misteriosa cai do céu surpreendendo a todos (personagens e leitores), por ter o mesmo nome e penteado da protagonista, e ainda por já aparecer tentando roubar o Lendário Cristal de Prata.

Asailor5

Acontece que a menininha — amada por uns, odiada por outros —, revela-se uma viajante do tempo. Chibiusa, como é apelidada (“Chibi” significa “pequena” em japonês), veio de um futuro distante, o século XXX, em que Tóquio de Cristal fora atacada e subjulgada por um novo inimigo. Assustada, a pequenina corre para o passado pedir ajuda para “a lendária e invencível guerreira Sailor Moon”, cujas histórias ela ouvira da boca dos pais.

 

Chibiusa se mostra uma personagem extremamente complexa. Apesar de ser filha da rainha, ela não demonstra, inicialmente, possuir nenhum poder. Ela já tem 902 anos de idade, mas parou de envelhecer quando criança e nunca mais cresceu. Como se isso não bastasse, ela ainda tem poucos amigos e se sente muito sozinha, já que os pais são o centro político do planeta, um emprego que requer muita atenção.

 

A pequena menina só vai despertar seus poderes no final da segunda saga da série, tornando-se então a sucessora da Sailor Moon, a Sailor Chibi Moon. A partir daí, a pequena princesa começa a crescer e fica no passado, junto com Usagi, para treinar suas habilidades como guerreira. E, por mais que Chibiusa sempre esteja tirando sarro da jovem-mãe, as duas desenvolvem um laço de afeto e admiração. Não é a toa que o maior deseja da pequena seja se tornar uma dama bela e forte como a mãe. Ela ainda é completamente “apaixonada” por Mamoru, e vive disputando a atenção dele com Usagi — o que sem dúvidas dá origem as cenas mais engraçadas da série toda.

Asailor3

A guerreira cor-de-rosa foi originalmente interpretada por Kae Araki, a partir de Sailor Moon R até sua última aparição em Sailor Moon Stars. Em 2014, a pequena voltou a ser animada em Sailor Moon Crystal, dessa vez com a voz de Misato Fukuen.

 

Ao contrário da mãe, Chibiusa não aparece na série live-action de Sailor Moon, que não engloba as temporadas que a personagem faz parte. No entanto, ela já ganhou vida em um total de 13 atrizes nos musicais: Ai Miyakawa, Mao Kawasaki, Natsumi Takenaka, Tamaki Dia Shirai, Ayano Gunji, Arisu Izawa, Kasumi Takabatake, Noel Miyazaki, Aisha Yamamoto, Nanami Ohta, Mao Ohno, Mina Horita, Moe Oosaki, Airi Kanda e Kokoro Kuge.

 

No Brasil, Chibiusa ganhou o nome de Rini, derivado da pronúncia norte-americana de Serena. A princesa e guerreira em treinamento foi vivida por Úrsula Bezerra.

Asailor6

 

Artigo escrito por André Valente, Co-administrador do Grupo Sailor Moon Brasil

Clique aqui para conhecer o Grupo Sailor Moon Brasil

 

 

sailor-moon-20anos (1)