Colecionar Action Figures hoje em dia vem se tornando algo cada vez mais comum. Em todos os eventos de cultura pop temos um grande espaço para as action figures e o mundo dos colecionáveis. Mas você sabe com quais materiais as Action Figures são fabricadas? Hoje mostraremos alguns materiais que compõe os colecionáveis, assim você pode ficar mais ligado na hora da compra.

*Acrylonitrile butadiene styrene (ABS)

Material bem resistente e macio ao toque, pode-se adicionar texturas a ele, contudo, não é possível se ter um fino acabamento.

A superfície do ABS impossibilita a aplicação direta de pintura, e como normalmente é utilizada a tinta acrílica por não ser tóxica, se faz necessário prepará-lo com selador antes.

a2

*Resina

A resina usada na fabricação de figuras ou estátuas é sintética e suas características são bem parecidas com o ABS, mas não é tão resistente quanto.

*Polyvinyl Chloride (PVC)

O PVC é um plástico mole e macio, o que facilita em muito a vida do escultor na hora de colocar mais detalhes na escultura. Diferente do ABS, a tinta acrílica adere com facilidade, e normalmente as empresas realizam a pintura antes da produção das peças. Geralmente usado para figuras articuladas.

*Vinil

Sua composição é similar ao do PVC, porém com aditivos químicos que o tornam muito mais flexíveis e sem apresentar muitos riscos ao meio ambiente.

Coldcast é um plástico bem resistente feito sem calor. Basicamente, nenhum calor é aplicado quando o material é definido no molde. É o tipo mais caro de material para a figura.

a9

*Polystone é um material semelhante à resina, é mais frágil, porém, tem uma qualidade superior devido aos materiais usados em sua composição. O Polystone é o material mais usado para a produção de estátuas em largas escalas, pois ele permite se chegar a um nível de detalhes maior do que os demais materiais.

 

Artigo cedido por nosso parceiro Nerdão Place

http://www.nerdaoplace.com.br