Quem passou pelos arredores do Campo de Marte nos dois últimos finais de semana, talvez tenha estranhado um pouco a paisagem e movimento no local – ou talvez não. Afinal, o Anime Friends, um dos maiores eventos de cultura nerd – em especial, cultura popular japonesa – do país, já ocupa a região nos meses de julho há alguns anos. Realizado pela empresa Yamato, o evento reúne fãs de animes, mangás e games paulistanos, mas também de outras localidades brasileiras: caravanas de todas as partes do país trazem os fãs de outras cidades e estados para o evento.

Para o paulistano, a experiência já começa no metrô. Na linha Azul, entre as estações Carandiru e Santana, não é incomum ver uma ou mais pessoas fantasiadas. Ou melhor, de cosplay – atividade na qual o cosplayer se fantasia e interpreta, na medida do possível, o personagem que está homenageando. Isso porque, no Anime Friends, esses fãs têm a oportunidade de participar de concursos de cosplay. Mas também, muitos dos participantes só aproveitam o ambiente para usar suas fantasias e interpretar seus personagens favoritos.

13654156_1092171760847108_5400317477217155706_n

Além dos concursos, o Anime Friends também conta com diversas atrações. Shows (nacionais e internacionais) de j-pop e k-pop são uma das características principais do evento. Fora isso, são presenças garantidas: salas temáticas, karaokê, arenas de competições de jogos, palcos para apresentações diversas e, principalmente, os estandes das empresas por trás da produção e distribuição de animes, mangás, games, filmes, séries e colecionáveis.

Neste ano, o Anime Friends foi realizado nos dias 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de julho. No primeiro final de semana, o movimento foi um pouco menor por conta da realização do Festival do Japão, nos mesmos dias no São Paulo Expo. No entanto, nem mesmo a chuva desanimou os fãs no segundo final de semana do evento. Afinal, grandes nomes da música e entretenimento vieram do Japão para a participar do evento. Nomes como o de Nobuo Yamada, intérprete de “Pegasus Fantasy”, a abertura de Cavaleiros do Zodíaco – o anime ganhou destaque este ano por conta do aniversário de 30 anos da franquia.

13718544_1097114973686120_6614278833328915525_n

No entanto, não foram somente os fãs de Cavaleiros os contemplados no evento. Os fãs Pokémon, por exemplo, foram fortemente representados pelo grande número de cosplayers que passaram pelo Campo de Marte, provavelmente estimulados pela onda do Pokémon Go. O novo jogo da franquia já é febre internacional e deve chegar ao Brasil nos próximos dias, o que atraiu bastante atenção para o título.

Fora isso, também foi notável o aumento do número de colecionáveis à venda no evento. Várias linhas de figuras de ação e itens colecionáveis estavam presentes no evento, tanto licenciados no Brasil quanto importados, o que chamou atenção dos consumidores. As “peças raras”, que sempre dão as caras no Anime Friends, também marcaram presença este ano. Para o público de mangás, os descontos especiais das editoras também fora um atrativo.

Desde 2003, em seu lançamento, o Anime Friends é um marco para os fãs de cultura japonesa. Em São Paulo, maior colônia nipônica do mundo, a paixão por esse universo têm movido essas pessoas anualmente para festivais como esse. A razão do sucesso do evento da Yamato, mais do que a estrutura e as atrações, é com certeza o ambiente acolhedor e de celebração que o Anime Friends proporciona para quem, muitas vezes, não tem outros espaços para expressar seus interesses. O clima de celebração e diversão é, com certeza, a marca principal do evento para quem frequenta.

Você gosta de colecionáveis relacionados aos animes? Então precisa conhecer nossa loja, uma das poucas indicadas pela Piziitoys, maior importadora de colecionáveis do Brasil.