Para os fãs de quadrinhos ocidentais interessados em adquirir estatuetas, duas boas linhas de produtos são “ArtFX+” e “Bishoujo”, ambas produzidas pela Kotobukiya. Como a empresa tem uma sede nos Estados Unidos, representando a América do Norte, muitos dos produtos licenciados no Brasil são relativos à franquias norte-americanas.

Com a imensa variedade de produtos, pode ser difícil decidir qual linha é mais vantajosa para colecionar. Principalmente se tratando das marcas americanas, o número de produtos é enorme, e os produtos vem nos mais diversos tamanhos e materiais. Para o colecionador, as duas linhas trazem estatuetas com bastante qualidade e diversidade, saindo do estilo “figura de ação”, trazendo modelos mais refinados.

As duas linhas, apesar de virem da mesma empresa, possuem diferenças em seus conceitos e, consequentemente, nas peças em si. Para os colecionadores de primeira viagem, as duas são ótimas opções para adquirir estatuetas em um valor médio, considerando os preços do mercado de colecionáveis – em que existem figuras com mais de três dígitos na etiqueta.

Confira a seguir um pouco mais sobre essas estatuetas:

ArtFX+

A linha “ArtFX+” é uma variação da linha “ArtFX”, trazendo produtos em maiores escalas e mais bem trabalhados no sentido estético, da produção artística. Essa linha possui uma grande variedade de coleções de estatuetas, contemplando várias versões diferentes de personagens da DC Comics, Marvel, Star Wars, Halo e outros.

artfx+

Os produtos dessa linha podem ser muito diferentes, dependendo da coleção. Alguns, por exemplo, possuem partes trocáveis ou não. O material principal das estatuetas é o PVC. Algumas das figuras possuem articulações, o que permite o movimento e o posicionamento customizado por parte do colecionador – porém, no geral, são somente articulações básicas nas pernas e nos braços, o que limita um pouco esse quesito.

Por conta da variação de coleções, o preço dos produtos pode variar bastante, alguns atingindo os quatro dígitos. No entanto, há muitas peças bem mais em conta. No geral, o valor da estatueta varia dependendo da quantidade de detalhes, tamanho e pintura. Enquanto algumas coleções são mais simples, outras são ricas em detalhamento. O mesmo acontece com a pintura – algumas peças, por exemplo, são em cores mais opacas, enquanto outras usam tons metálicos e brilhantes.

Bishoujo

A linha “Bishoujo” também é constuituido de representantes de grandes nomes das franquias norte-americanas. A DC Comics e a Marvel têm seus lugares garantido, mas personagens de videogames como Street Fighter e Mass Effect 3 também são muito relevantes para as coleções da linha.

bishoujo

O termo bishoujo vem do japonês “garota bonita”, e é um indicativo do conceito por trás dessas estatuetas: voltadas para personagens femininas, geralmente com um lado sensual bastante proeminente. Fora isso, os traços dos rostos das estatuetas têm alguma semelhança com o traço dos mangás e animes japoneses (mesmo no caso das franquias ocidentais).

O material utilizado também é o PVC e, embora o tamanho das peças seja maior do que as “ArtFX+”, o valor dos modelos estão na mesma linha do valor médio da anterior. As “Bishoujo”, no entanto, são mais trabalhadas na questão de poses – principalmente no sentido de valorizar o sensual – e não é incomum que venham com efeitos ou bases bastante rebuscadas. A pintura é mais voltada para cores brilhantes. Nesse caso, as estatuetas são fixas.

Enfim, qual devo comprar?

Se você está em dúvida sobre qual linha adquirir, o primeiro passo é descobrir qual personagens você tem a intenção de comprar: afinal, a linha “Bishoujo” não inclui personagens masculinos. Fora isso, também vale refletir se a sua intenção é adquirir uma reprodução fiel da personagem, ou se você está disposto a ter um modelo “orientalizado”.

 

Ou seja, tudo fica por conta da intenção do colecionador e que tipo de produto você quer adquirir. As duas linhas possuem conceitos e modelos muito diferentes, até mesmo dentro delas mesma. Uma coleção de uma personagem individual, por exemplo, faria bom uso das estatuetas “Bishoujo”, enquanto as “ArtFX+”, por sua vez, seriam mais adequadas para montar uma coleção de vários personagens, incluindo os masculinos.

 

Mais uma vez, as duas linhas são adições formidáveis para qualquer coleção. A decisão de qual produto comprar está mais relacionado com as intenções do colecionador do que com uma suposta hierarquização das linhas. Não deixe de conferir o catálogo da Pens and Dolls para comprar suas estatuetas!

ARTFX

BISHOUJO