Para o colecionador, manter suas figuras de ação e bonecos em bom estado é muito importante. Afinal, esses produtos demandam um investimento grande por parte do fã, portanto, manter a coleção limpa e bem cuidada é essencial para que suas figures estejam sempre bonitas e apresentáveis.

Antes de limpar, é sempre bom prevenir. Uma boa dica para ter uma coleção no melhor estado é deixar os produtos na caixa. Essa é uma das únicas formas de impedir a sujeira de se acumular nos modelos – não é a toa que muitas vezes vemos grandes coleções inteiramente “intocadas” pelos colecionadores. Outra opção muito aderida por quem não gosta de deixar os bonecos nas caixas é utilizar um expositor de vidro, um armário ou prateleira fechado, com portas de vidro para que a figura fique visível, mas protegida.

star-wars-action-figures-1

Mesmo assim, proteger a figura da ação da luz é essencial, porém mais difícil. Tome cuidado para deixar sua coleção em um ambiente arejado, para não acumular poeira, mas ao mesmo tempo sem muita incidência de luz solar. Deixar o material exposto continuamente sobre o sol pode afetar a cor dos modelos – mas também não precisa deixar completamente no escuro!

Independente de como você prefira expor suas figuras, é certo que eventualmente você precisará limpá-las. Figuras expostas ao ambiente sem nenhuma proteção, é claro, precisam ser limpas mais frequentemente, pois acumulam mais poeira e correm o risco de manchar.

Confira seis dicas para realizar a higienização básica dos seus colecionáveis:

  1. Para começar a limpeza, o ideal é utilizar um espanador pequeno ou um pano simples. Dobre o pano e passe a extremidade com delicadeza para não danificar o modelo, espanando a figura para retirar a poeira acumulada na superfície
  2. Depois disso, você vai reparar que o modelo ainda vai apresentar poeira nos lugares menores, de difícil acesso. Para removê-la, utilize uma escova de dentes, cotonete ou um pincel pequeno. Continue espanando com delicadeza, com cuidado para não danificar seu colecionável. Não coloque muita força, mas tenha certeza de que está removendo a sujeira.
  3. Com o tempo, a sujeira pode deixar algumas manchas escuras no seu boneco. Para higienizá-las, utilize água e – em casos mais extremos – sabão neutro. Essa também é a forma ideal de concluir uma limpeza básica, pois vai remover substâncias que podem ter se acumulado na superfície da figura. Utilize um cotonete ou pequena esponja para aplicação e lembre-se de sempre secar o modelo depois do processo.
  4. NÃO utilize alvejantes, multiusos e outros produtos de limpeza na sua coleção. Tenha em mente que a composição química desses produtos pode prejudicar a pintura da sua peça, muitas vezes até removendo a tinta ou manchando a superfície.
  5. Algumas pessoas recomendam o uso de silicone automotivo para a manutenção da peça, no caso dos bonecos e figuras de plástico. O silicone, quando aplicado com uma esponja ou pano, dá brilho e protege a figura, mas não é essencial para limpeza e sim para a manutenção do bom estado do modelo. Pesquise e verifique se esse produto pode ser aplicado na sua figura sem prejudica-la de alguma forma.
  6. Se sua figura continuar manchada ou suja e você sentir a necessidade de usar um produto mais forte, pesquise o material utilizado na composição da peça e procure produtos compatíveis com ele. E tome muito cuidado com as reações química que esses produtos podem causar na hora da aplicação: certifique-se de tudo antes de começar a limpeza.

Quer mais dicas? Assista ao vídeo do nosso parceiro Nerdão:

 

BOTAO LOJA VIRTUAL PENS

 

WASD
Promoção por tempo limitado.
sdfa
Promoção por tempo limitado.
14001794_604594446394372_1759483448_o
Promoção por tempo limitado.
14030973_605034916350325_1573028873_n
Promoção por tempo limitado.