Expor e guardar sua coleção pode ser um desafio interessante para quem é fã de figuras de ação, bonecos e outros tipos de colecionáveis. Espaço, visual, luz e manutenção devem ser levados em consideração na hora de criar o ambiente que vai abrigar os itens e peças. Mas é claro, o que é prioridade varia de pessoa para pessoa, dependendo da intenção do colecionador.

Há quem prefira deixar os colecionáveis nas caixas. Esta é uma ótima forma de proteger a peça dos efeitos da luz e do acúmulo de poeira – e, de fato, limpar uma caixa é bem mais simples do que limpar boa parte dos colecionáveis. No entanto, deixar na caixa não é tão satisfatório para muita gente. A desvantagem de visualização do item é bem óbvia, sem falar que as caixas geralmente ocupam mais espaço e muitas vezes podem não compor um visual legal com o restante da decoração do ambiente.

Se a sua escolha é deixar as peças fora das caixas, é preciso ter o dobro de cuidado com sua coleção. Uma vez ao ar livre, o colecionável ficará suscetível a ação do ambiente: sujeita, luz solar, umidade e claro, principalmente. Esses quatro, dependendo da intensidade, são inimigos mortais dos colecionáveis, pois mancham e desgastam o material – em especial os plásticos e tintas usados na fabricação de bonecos e figuras de ação.

Mas então, onde expor minha coleção?

Prateleiras e estantes são as opções mais práticas e baratas – até porque, a maioria das pessoas já as têm nas suas casas. Mas é claro que muita gente prefere adquirir um móvel somente para isso. No entanto, as peças podem ficar mais suscetíveis a sujeira. Você pode conferir dicas para manter sua coleção bem cuidada e limpa aqui: blogpensanddolls.com/como-limpar-e-cuidar-dos-meus-bonecos-estatuas-e-figuras-de-acao/

8527726781_4fdf85c068_k

Uma boa solução para evitar isso é adquirir ou usar um móvel com portas de vidro. Dessa forma, o colecionador pode expor suas figuras e ainda mantê-las longe da poeira. Uma estante desse tipo vai garantir uma boa visualização e facilitará a manutenção da sua coleção.

Para uma melhor visualização, é recomendável adquirir um expositor com as paredes transparentes, que é mais vantajoso. Além de garantir a proteção das peças, um expositor também vai permitir que todos os lados das figuras de ação possam ser observados. Isso é especialmente útil se você tem a intenção de colocar suas peças em um local central no ambiente, como uma mesa de centro ou aparato central da sala.

dsc_0010
Foto cedida por Rodolfo Canato da ToyReview.com.br 

O ideal é manter os colecionáveis longe de janelas e portas de vidro, por conta da luz solar. Conjuntos de luzes de LED são especialmente recomendados para não danificar o material das peças com o calor do sol – e ainda criam um visual e efeitos bem interessante para sua coleção.

Dessa forma, preservar e expor sua coleção pode ser mais simples do que parece. Só é preciso tomar cuidado para deixar as peças sempre bem cuidadas e não danificá-las – e é claro, criar um visual e uma decoração interessante para sua casa.

botao-loja-virtual-pens