Com a rápida popularização que os colecionáveis tiveram nos últimos anos, bem como a expansão da internet, o número de consumidores que entraram para o universo dos colecionadores não foi pouco. Eles estão nas redes sociais, nos eventos, nos grupos de Facebook, fóruns virtuais e lojas — ou seja, em todos os lugares.

Para quem já está nesse mundo há algum tempo, pode ser difícil lidar com as dúvidas e questionamentos dos novatos. E, para quem está entrando agora, é quase impossível acompanhar as discussões e negociações nas primeiras tentativas — o que pode ser muito desestimulante.

Você, colecionador iniciante, já deve ter percebido que a linguagem usada nos grupos de colecionadores é quase um dialeto a parte do português! E com certeza já ficou confuso tentando entender o que estavam dizendo. Isso porque o “colecionês” tem termos e expressões específicas usadas para indicar as mais diversas coisas: desde a raridade e produção de um produto até a forma como ele se apresenta na embalagem.

Pensando nisso, o Blog da Pens and Dolls preparou para os colecionadores novatos um pequeno e rápido glossário de “colecionês” para você que não tem a menor ideia do que aquele monte de termos que aparecem nos grupos significa. Segue aí algumas dicas para você nunca mais ficar perdido nas discussões:

dicionario3

Não se esqueça de ficar bastante atento! Action figures, estátuas e bonecas muitas vezes tem termos diferentes para dizer a mesma coisa. Mas é claro, não precisa se preocupar: ninguém nasce sabendo. E pelo menos agora você já pode começar sua jornada nesse enorme universo um pouquinho mais preparado. Boa sorte!

botao-loja-virtual-pens